Você está prestes a criar uma rede de computadores na sua casa ou escritório e, a menos que você vá criar uma rede totalmente wi-fi, obviamente você vai precisar de cabos! Então você começa a pesquisar ou pede orçamentos e nessas pesquisas ou orçamentos aparecem diferentes opções de cabos. Você se vê frequentemente frente a frente com as palavras "cat5", "cat5e" e "cat6".
Mas cabo não é tudo igual? A resposta é NÃO! Cerveja é tudo igual? carro é tudo igual? Nem de perto e nem de longe!. Podem até ser parecidos, mas tem bastante diferença quando se vai a fundo.
O Cat5
O CAT5 (que vem de Categoria 5) é formado por quatro pares de cabos de cobre trançados e revestidos por uma capa de plástico. Ele tem uma largura de banda de até 10 Mb/s a uma distância de 100 metros, frequência de 100 MHz e é muito suscetível a interferências, o que acaba prejudicando o seu desempenho.
O Cat5e
O Cat5e (que mais uma vez indica categoria 5, mas agora com o acréscimo desse "e" que vem de enhanced=melhorado em inglês) é muito parecido com o CAT5. Esse cabo (o cat5e)também tem quatro pares de cabos de cobre trançados porém é capaz de alcançar uma largura de banda de 1 Gb/s (até dez vezes a velocidade do Cat5).
Mais uma diferença entre eles é a trança dos pares, feita de forma mais justa, aumentando o número de torções por polegada e resultando em um cabo que sofrerá menos interferências.
Por fim o Cat6
O CAT6 (cabo de Categoria 6) é a próxima categoria acima do CAT5e. Tem também 4 pares de cabos de cobre trançados, mas com uma torção ainda mais forte que a do CAT5e, além de um isolamento entre os pares trançados. Em matéria de interferências, por conta de todo esse preparo o Cat6 é o que menos sofre.
Outra nota digna de se tomar é que o CAT6 opera em uma frequência de 250 MHz e pode alcançar uma largura de banda de 1 Gb/s a 100 metros de distância ou 10 Gb/s a uma distância de até 55 metros.
Agora que você já sabe, basta fazer a comparação entre os 3.
É óbvio que quando nos oferecem algo, queremos sempre o melhor não é? Mas há um fator aqui que você deve levar em conta: O preço! A diferença entre eles é bem grande, por isso tenha em mente na hora de decidir:
É uma simples rede para sua residência? Apenas vai trocar documentos de texto ou excel entre as máquinas? O Cat5 pode ser mais do que suficiente.
É uma rede no mínimo “intermediária” para o seu escritório? Talvez o 5e seja uma boa ideia.
É uma rede empresarial de alto nível? O cat6 deve ser usado, sem chance para discussão. Pense nos dados que vão trafegar por ali.
Quanto você está disposto a investir? Quanto você quer e precisa de qualidade? Leve todos esses detalhes em conta e tome sua decisão final.
Espero ter ajudado.




Comentários
Postar um comentário